Com o intuito de ampliar o debate sobre os cuidados com a saúde da mulher, principalmente a prevenção aos cânceres de mama e útero, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), por meio da Diretoria de Saúde e Bem-estar, realizou o II Fórum de Saúde da Mulher Sergipana. O evento, com o tema “Diretrizes para Boas Práticas”, contou com parceria da Universidade Tiradentes (Unit).
Foram promovidas palestras e roda de debate sobre o tema. “Esse foi um evento alusivo ao Outubro Rosa, voltado ao público acadêmico da saúde. Contamos com a participação de especialistas que trouxeram a discussão sobre os direitos da saúde da mulher, as perspectivas e realidades sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero em nosso estado”, detalhou a diretora de de Saúde e Bem-estar, Viviane Goston.
Também foram apresentadas experiências de sucesso no enfrentamento ao câncer de mama e de colo do útero. “Trouxemos cases de sucesso de pacientes que enfrentaram esses tipos de câncer, provando para nós que a prevenção é a melhor opção. O diagnóstico precoce e o tratamento ideal salvam muitas vidas”, ressaltou a diretora.
“Tive a honra de participar desse evento maravilhoso. É importante a realização de eventos como este no Outubro Rosa, mas as ações de prevenção devem ocorrer durante todo o ano. Foi muito bom compartilhar a minha história e mostrar que o câncer tem cura sim”, afirmou a paciente oncológica Rafaela Macedo, fundadora do projeto Onco Legal.